Como dar vida aos produtos online e encantar os clientes com realidade aumentada

Quer uma solução para diminuir trocas e devoluções e para que seus clientes online possam ver todo potencial do seu site e com uma experiência diferente? É simples: você pode dar vida aos seus produtos com a realidade aumentada.

Confira estatísticas sobre o e-commerce, sobre as expectativas dos clientes para os próximos anos, como a realidade aumentada pode deixar seus produtos mais realistas e como as empresas já usam hoje.

O que é realidade aumentada?

A Realidade Aumentada, que podemos chamar também apenas de AR, é uma tecnologia que permite que conteúdos digitais sobreponham ambientes reais. Os conteúdos digitais podem ser os mais diversos, por exemplo, sons, imagens e textos.

Um exemplo que mostra bem o que é realidade aumentada são o jogo Pokémon Go e os filtros do Instagram.

As compras online aumentaram

A pandemia impulsionou as compras online, já que muitas lojas foram fechadas para promover o distanciamento social e a saída era migrar para o digital.

O relatório Webshoppers, em sua 42.ª edição, feito pela Ebit/Nielsen trouxe alguns números importantes.

  • Cerca de 13 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez pela internet no ano de 2020, aumentando em 29% em relação ao ano anterior.
  • Com os números anteriores, o e-commerce no país cresceu 40%
  • 64% dos consumidores que experimentaram o e-commerce na pesquisa, pretendem continuar comprando pela internet, mesmo quando a pandemia acabar

Sabendo que as pessoas estão comprando online e gostam da experiência, também é importante ficar atento em duas tendências: a realidade aumentada (AR) e imagens 3D.

Os clientes querem novas experiências

A pesquisa da Salesforce, publicada no relatório Estado do cliente conectado, também trouxe dados importantes:

  • 88% dos compradores esperam que as lojas acelerem as iniciativas online
  • 69% querem que as empresas tragam novas formas de comprar os produtos
  • 54% esperam que empresas desenvolvam métodos para se envolver mais com os clientes

A realidade aumentada impulsiona as compras online

Vala Afshar, executivo da Salesforte, em um artigo para a revista ZDNet, falou como a realidade aumentada e 3D impulsionarão o e-comerce:

  • 83% de clientes apontam que a imagem é o fator mais influente na decisão de compra
  • As finalizações de compra podem aumentar em 40% devido à confiança em relação ao produto
  • O pedido pode ser aumentado em 20%, ou seja, mais coisas adicionadas ao carrinho
  • As imagens 3D aumentam em 66% o envolvimento do cliente, em relação às imagens tradicionais 2D
  • As imagens 3D também podem reduzir as devoluções em 35%
  • 49% das empresas de varejo do ramo de imóveis planejam usar realidade aumentada

UFA! Muita informação, não é mesmo?

No entanto, o que podemos tirar desses números é que a realidade aumentada e as imagens 3D serão itens essenciais para conseguir entregar o que os clientes esperam.

Além de ser uma forte tendência para o mercado online para os próximos anos, também é importante entender os benefícios que a tecnologia traz, em geral.

Dando vida aos produtos com a realidade aumentada

Ao comprar pela internet surgem muitas dúvidas a respeito de cores, estampas, detalhes de tecido, textura e até tamanho. Isso pode gerar dúvidas no comprador, afinal, em uma loja física ele poderia sentir e analisar melhor.

Com a realidade aumentada, os produtos ganham vida, afinal, é possível obter sensações muito reais e até dar uma experiência diferente para o cliente.

Ele consegue experimentar o produto em seu próprio ambiente, assim saber se as cores atendem a expectativa e tamanho e decidir com mais clareza.

Lojas de vários ramos, por exemplo, de móveis, tintas, roupas, sapatos e de beleza, já usam a AR e já criam conexões mais profundas com seus clientes.

Exemplos de empresas que deram vida aos produtos com Realidade Aumentada

Leroy Merlin e Tok Stok

Usam a realidade aumentada para transportar a mobília para o ambiente usando o smartphone e assim o cliente pode testar se o produto atende sua expectativa.

Adidas

Os consumidores podem experimentar os tênis da marca no pé pela tela do celular.

Sephora, Mary Kay, Natura e Mabeline

Os clientes podem experimentar os produtos, como batom, sombras ou blush. Inclusive, funcionam mais ou menos com os filtros de Instagram. No entanto, mais complexo, pois existe todo um trabalho de ajustes de cores e tons de cada marca.

Suvinil e Coral

Ambas as marcas possuem aplicativos onde os clientes podem visualizar suas paredes, mesmo com móveis e objetos, com as cores do catálogo.

Gucci

A Gucci não só usa a realidade aumentada, como também vende produtos em AR. Assim, você pode ter o tênis da marca de luxo por um preço bem mais acessível em fotos.

Esses são só alguns exemplos, pois, como você viu aqui, a realidade aumentada tem trazido ótimos resultados e a tendência é que mais e mais empresas passem a usá-la como uma arma de vendas.

Prepare-se para a concorrência

Todos esses dados estão disponíveis e o seu concorrente pode estar agora mesmo lendo este artigo e pensando em como inovar. A realidade aumentada pode ser usada em praticamente tudo, pois depende da mente dos idealizadores e capacidade dos desenvolvedores.

Se você pensa em implementar a realidade aumentada, veio ao lugar certo!

Clique aqui para fazer um orçamento com a gente.